Gif e Fonte: anexa Animation Shop
Roteiro: 1- Escolher uma gif animada e a abra no AS A gif que escolhi tem 15 frames e todas as frames tem a mesma velocidade. Tem 140 x 147 px (ver informações da imagem em Status Bar) Isto é muito importante observar.
2- Não temos espaço para assinar na própria Gif. Clicar na folhinha Configurar 350 x 350 px, para termos mais espaço para trabalhar.
3- Duplicar de frames da Gif, ou seja, 16 frames
4- Com a ferramenta Arrow clicar na primeira frame e selecionar todas as frames em Edit > Select All
5- Ativar a Gif Clicar na primeira frame e selecionar todas as frames em Edit > Select All
6- Arrastar a primeira frame da Gif para a primeira frame da nova animação Posicionar, deixando espaço embaixo para assinar.
Se acontecer qualquer erro, por exemplo, soltar a gif fora do lugar, simplesmente, clique em Undo e clicar em Undo também. Verificar se todas as frames, tanto da Gif como da Nova Animação estão selecionadas e arrastar novamente a Gif.
7- Clicar na ferramenta Dropper Clicar com o lado esquerdo do mouse sobre uma cor da imagem. Esta cor irá para o Foreground Clicar com o lado direito do mouse, escolher outra cor, agora mais clara. A cor escolhida irá para o Background.
Eu escolhi as cores #1E5EAB para o Foreground e #67A0E4 para o Background.
8- Clicar na ferramenta Arrow Animation > Insert Frames > Empty
Aparecerá uma frame vazia na frente das demais.
9- Clicar na ferramenta Arrow Clicar na ferramenta Text
Escolher uma fonte e configurar conforme abaixo
10- Com a cor escura no Foreground Escrever o Texto, aqui no caso, o nome
Como no AS não temos o efeito Drop Shadow do PSP, usaremos outro recurso.
11- Na paleta das Cores, clicar na setinha, colocando a cor clara no Foreground, pois lembre-se que o Texto ficará sempre com a cor que estiver no Foreground
Com a ferramenta Text ainda ativada, clicar novamente na frame e escrever o mesmo texto. Quando soltar o texto, arrumar de forma que o texto com a cor escura, fique como uma sombra. Veja abaixo:
12- Clicar na ferramenta Propagate Paste Clicar na ferramenta
Arrow Posicionar centralizando e bem perto da imagem
13- Retirar os excessos Clicar na ferramenta Crop
Clicar em Options
Abrirá uma janela Clicar em Surround the opaque area
Clicar em Crop
14- Visualizar e salvar a animação
Como estou usando um fundo branco, veja que a animação está limpinha, sem contornos escuros ou serrilhados Usei a seguinte configuração, na hora de salvar:
Tutorial criado por Inácia Neves em 17/03/2009
|